Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

59 idéias de decoração para espaços pequenos





Estes três sobrados têm muito em comum. São antigos, apresentam medidas enxutas e ficam colados às construções vizinhas. Apesar do espaço reduzido, oferecem encantos como os pequenos quintais e a localização em endereços sossegados. Fora que viver em uma casinha é sempre um sonho. Por essas e outras razões, os moradores encararam o desafio de uma reforma para atualizar a planta e os revestimentos e depois criaram ambientes deliciosos, cheios de soluções que você pode copiar. Veja aqui 59 idéias para decorar espaços pequenos.



1. Casa, 87m², Ana Moraes: Reformar o sofá doado pela irmã custaria muito caro. A capa, executada pela Decorações Spina com sarja peletizada da Aladim Decorações, saiu mais em conta: 850 reais (tecido e mão-de-obra).



2. Casa, 87m², Ana Moraes: Costurados, 12 tapetinhos de tear (confecção de Dora Souza), a 10 reais, cada um, formam um conjunto harmonioso.



3. Casa, 87m², Ana Moraes: O lilás da linha Coralplus (Coral, ref. 8274*, do Império das Tintas) coloriu o hall de entrada. Para pintar esta parede, mais o guarda-corpo e o armário da cozinha, Benedito Antônio Carlos cobrou 150 reais.




4. Casa, 87m², Ana Moraes: Original da casa, o lustre era dourado. Para recuperá-lo e pintá-lo de branco, o restaurador Francisco Viana pediu 150 reais. Esculturas de arame da moradora complementaram a mudança.




5. Casa, 87m², Ana Moraes: Na parede da sala de jantar, as molas de um colchão achadas no lixo ocupam o lugar de uma obra de arte.



6. Casa, 87m², Ana Moraes: A proprietária salvou a mesa que seria descartada por um amigo. Pintada com esmalte Coralit (Coral, ref. 9717*) pelo lustrador Antônio Almeida, ela trouxe cor ao ambiente.



7. Casa, 87m², Ana Moraes: Com tábuas recolhidas em caçambas, o pai de Ana reproduziu uma bancada de obra, usada como aparador. A peça foi pincelada com tinta látex bem diluída.




8. Casa, 87m², Ana Moraes: Comprada na feirinha de antigüidades do Bixiga, em São Paulo, na banca de João Rodrigues de Almeida (preço: 60 reais), a cadeira acomoda uma almofada bordada a mão (A de Aurélia).



9. Casa, 87m², Ana Moraes: Instalar um armário sob a pia da cozinha consumiria boa parte do orçamento. A cortina de algodão fechou a abertura com graça. Varão da Oásis (7 reais, o metro).




10. Casa, 87m², Ana Moraes: Quando adquiriu o ladrilho hidráulico para o piso do banheiro, Ana ganhou um lote de peças encalhadas de brinde. Como nenhuma cor veio em quantidade suficiente para revestir toda a cozinha, ela inventou este xadrez.




11. Casa, 87m², Ana Moraes: Um velho armário de laminado ganhou vida nova com a pintura rosa. Sobre um fundo para galvanizados, aplicou-se tinta acrílica ref. 3887* (ambos da Coral).



12. Casa, 87m², Ana Moraes: A moradora procurou esquadrias que mantivessem as características originais da casa. O vitrô da cozinha (assim como a porta-balcão que liga a sala de jantar ao quintal) é do depósito Veríssimo e Filhos. Juntas, as duas peças custaram 100 reais.




13. Casa, 87m², Ana Moraes: Construída na obra pelo pedreiro, a nova bancada de concreto, revestida de cimento queimado, teve o custo incluído nas despesas com alvenaria.




14. Casa, 87m², Ana Moraes: Abertos, colares prontos, encontrados em lojas de bijuterias da rua 25 de Março, em São Paulo, formam uma bonita cortina no trajeto para o quintal.




15. Casa, 87m², Ana Moraes: Apaixonada por plantas, Ana encomendou as floreiras curvas ao pedreiro. No local, o jardineiro Luís Carlos Lisboa plantou avencas e marias-sem-vergonha, que não necessitam de sol direto.



16. Casa, 87m², Ana Moraes: Sobras de várias cores de tinta acrílica, utilizadas no restante da casa, realçaram o guarda-corpo de barras verticais.



17. Casa, 87m², Ana Moraes: Desde que encontrou na casa do pai uma velha banqueta deixada por um pedreiro, Ana passou a recolher bancos de madeira antigos. No vão debaixo da escada, a coleção organiza os livros.



18. Casa, 87m², Ana Moraes: O boxe, que antes ia de parede a parede, foi reduzido para que coubessem as prateleiras destinadas aos produtos de higiene. Moldadas em concreto, receberam revestimento de cimento queimado, a exemplo da bancada da pia.




19. Casa, 87m², Ana Moraes: Em vez de fechar a área do banho com vidro, a moradora optou por uma cortina (18 reais, na Niazi Chohfi), fixada em um varão de ferro sem pintura (80 reais, execução da Style Design).
 

20. Casa, 87m², Ana Moraes: O piso de ladrilhos hidráulicos estampados era um antigo sonho da artista. Há dois anos, os 6 m² saíram por cerca de 500 reais na Dalle Piagge.



21. Casa, 87m², Ana Moraes: Esta cortina de morim (tecido vendido a 3 reais, o metro, na Cassia Nahas), com alinhavos coloridos, oculta um guarda- roupa de alvenaria. Mais uma solução econômica pensada pela moradora.

 

22. Casa, 87m², Ana Moraes: O mosquiteiro foi um achado: saiu por apenas 17 reais na Aladim Baby. 23. Quatro paletes (base de madeira para pilhas de caixas) reunidos fazem as vezes de cama. As peças custaram 70 reais no Ceagesp, em São Paulo.




23. Quatro paletes (base de madeira para pilhas de caixas) reunidos fazem as vezes de cama. As peças custaram 70 reais no Ceagesp, em São Paulo.

 

24. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Sofá de home theater tem que ser extraconfortável. Este estofado da Dpot traz ainda a vantagem de contar com um encosto largo, capaz de oferecer apoio aos três desenhos emoldurados de Juza Graça (Galeria Horizonte). À frente, a TV de plasma está instalada em um painel de freijó.



25. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Uma grande janela em L, com esquadrias de freijó, clareia o ambiente. Graças à transparência, a abertura suaviza a fachada do pedaço da casa que foi ampliado durante a reforma.

1

26. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Penduradas em ganchos apropriados, as bicicletas ocupam a área do antigo quarto de empregada. Depois da demolição da parede, o espaço ficou integrado à sala, ganhou um painel de vidro e vista para o pequeno jardim.




27. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: A escada vazada, com estrutura metálica e degraus de madeira, foi projetada com o intuito de manter o equipamento esportivo à mostra.




28. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: No módulo baixo laqueado de branco (desenho da arquiteta, executado pela marcenaria Art Viva), Patrícia guarda os acessórios que usa para pedalar: capacetes, tênis e sapatilhas.




29. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Devido às medidas exíguas do home theater, apenas 9 m2, a arquiteta optou por alocar uma bancada de 60 cm de profundidade sob a janela, combinada a três prateleiras (Art Viva), um conjunto mais leve do que uma estante convencional. O móvel abriga os equipamentos de áudio e vídeo e expõe enfeites da moradora.




30. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Repare, na foto maior, como alguns detalhes em amarelo-vivo dão graça ao home theater – o tom aparece nas mesas laterais laqueadas da Micasa, na manta da By Kamy e até no arranjo de flores (vaso da Zona D). O labrador Zulu se esparrama sobre o tapete (também da By Kamy). Acima, cadeira estampada da designer Baba Vacaro (Dpot).




31. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Uma prancha fixa de freijó (Art Viva), de 2,85 m de largura x 40 cm de profundidade, atua como aparador sem roubar espaço na sala de jantar. 8. A porta de correr, também de freijó, fica quase sempre aberta – dessa forma, quando Patrícia está no fogão, localizado na ponta da bancada em L, pode conversar com os amigos sentados na mesa de jantar.



32. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: A antiga área de serviço, instalada no quintal, veio abaixo. Outra, de 4 m2, tamanho suficiente para as necessidades da moradora, foi erguida junto à cozinha. Os dois ambientes são separados por uma porta de correr de vidro fosco (Americanbox).




33. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Unificar todo o piso do térreo com uma resina de epóxi e poliuretano propiciou a sensação de continuidade entre os espaços. Só a faixa diante da pia recebeu pastilhas de vidro pretas (Colortil).



34. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Atrás da cama do tipo box, um painel de madeira laqueada (desenho da arquiteta, executado pela Art Viva) produz uma cabeceira reta e contemporânea. Fixadas na peça, a gaveta e a prateleira suspensas resultam em um criado-mudo compacto, com 35 cm de profundidade. “Queria um quarto iluminado e arejado. É neste ambiente que faço minha sessão de alongamento de manhã, quando volto do treino”, diz Patrícia.




35. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Ter um cabideiro para pendurar acessórios é sempre útil. Este, de madeira, foi fornecido pelo Espaço Escultural.



36. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Confeccionada por catadores de lixo na Oficina de Artes Boracea, em São Paulo, a cortina de arabescos de papel reciclado permite a passagem da luz e embeleza o escritório de Patrícia.




37. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: O preto mais uma vez marca presença, promovendo a unidade visual do projeto. No banheiro, entretanto, foi usado com parcimônia e combinado ao branco, senão o espaço poderia parecer menor. A bancada é de granito, e o armário, de madeira laqueada.



38. Casa, 119 m², Consuelo Jorge: Aplicadas no boxe, as pastilhas de vidro (Colortil) dão a impressão de profundidade. Nas demais paredes, ficaram limitadas ao rodapé. “O propósito não era economizar material, mas manter o visual leve”, afirma Consuelo Jorge.




39. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: O imponente lustre de opalina azul está na família há décadas – pertenceu à avó e à mãe do morador. Após anos guardado numa caixa, passou por um restauro cuidadoso (serviço do Atelier San Martin) e ganhou lugar de destaque em cima da mesa de jantar.




40. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Redonda, a mesa de madeira pintada de 1,20 m de diâmetro (Art Feita Studio) abriga até quatro pessoas e, ao mesmo tempo, não atravanca a circulação na sala de jantar.


41. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: A peça ficou uma graça acompanhada de cadeiras diferentes – as de madeira natural são da Thonarte (à venda na Isto É Brasil), e a laqueada de vermelho, da Etel Interiores.




42. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Em vez de um quadro, o espelho com moldura dourada vindo na mudança enfeita a lareira francesa do século 19. Acesa por meio de uma instalação de gás, a peça comprada em um antiquário foi presente de Sergio para Vera e virou uma das preferidas da moradora. Vasos da L’Oeil.



43. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Veja como a mesa lateral, branca e redonda (Conceito Firma Casa), traz leveza ao ambiente e suaviza a presença de elementos escuros, como o sofá e o frontão da lareira. Sobre o móvel, o vaso dourado da L’Oeil, os corais sintéticos e a luminária da Entreposto compõem um arranjo equilibrado.



44. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Sem a parede que separava o jantar da cozinha, o limite de cada ambiente agora é marcado pela diferença de pisos. Sob a mesa, permanecem os tacos, que estavam em bom estado. Diante da pia e do fogão, optou-se pelo cimento queimado branco.



45. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: A idéia inicial era descascar todas as paredes internas, mas o serviço sairia muito caro. Foram escolhidos então trechos que ficariam mais evidentes, como este, atrás da cristaleira. Os tijolos receberam uma camada de verniz sem brilho.


46. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: No apartamento, este paneleiro morava sobre a ilha central da cozinha e só servia para enfeitar. Suspenso em cima do fogão, adquiriu nova função: no suporte, ficam alguns dos itens mais usados no dia-a-dia.




47. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Retirado o forro de estuque, surgiram belas vigas. Para valorizá-las, os arquitetos passaram apenas massacorrida sobre a madeira, arrematada com seladora – isso garantiu um amarelado, que dá o efeito envelhecido.



48. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Vera não gosta de armários na cozinha. Prefere deixar louças e utensílios à vista. Para que a arrumação tenha unidade, porém, é fundamental escolher peças similares. Aqui, branco e azul predominam.


49. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Encomendada à marcenaria Kawary, a bancada de curupixá e tampo de mármore lembra um móvel de fazenda. Uma das gavetas centrais é falsa e esconde a cuba.


50. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan:Quando comprou o antigo apartamento, Vera herdou este lustre. A peça, que no endereço anterior ficava no hall de entrada, hoje contribui para o ar romântico do banheiro.


51. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan:Repare que, na área do boxe, o azulejo branco cobre a parede até o teto. No restante, limita-se à meia altura, com o arremate de uma faixa de revestimento na cor preta, destacando o espelho antigo.



52. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Quem disse que um tapete requintado não pode ficar no banheiro? Este modelo aubusson é da By Kamy.



53. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Para tentar resgatar o desenho original da fachada, Vera comprou esquadrias antigas no depósito Madeiras de Demolição.


54. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: De tão bonita, a moldura dourada, adquirida em Nova York, dispensa recheio.



55. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Também descascada, a parede de tijolos do quarto recebeu tratamento diferente: foi clareada com cal bem diluída e, por fim, lixada. Note que, na faixa na altura da cama, o reboco mantido simula uma cabeceira.



56. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Tubulações aparentes dão charme à parede e facilitam a manutenção.



57. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: A mesa lateral, outra antigüidade do acervo da família, desempenha o papel de mesinha-de-cabeceira. O cubo de acrílico com aplique de crochê (Conceito Firma Casa) moderniza a composição.



58. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Esta mansarda diante da cama do casal amplia a entrada de luz no mezanino.



59. Casa, 126m², Mauricio Moron e Stepan Boyadijan: Imagens de santos transformaram o gaveteiro (Art Feita Studio) em altar.

Fonte: abril.com.br

2 comentários: