Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projeto de interiores valoriza o apê novo sem abrir mão das garantias da construtora

É como estar no ponto mais alto do Paraíso: vista panorâmica para todas as direções da cidade de São Paulo, com ângulo privilegiado para o Parque do Ibirapuera a partir de terraço gourmet, que é a grande sensação do apartamento em São Paulo com projeto de interiores assinado por Mayra Lopes.

Foi a partir dos tons claros, como o branco e o bege, e da mistura de materiais, como o porcelanato e a madeira, que Lopes buscou desenvolver um espaço contemporâneo e ousado, com detalhes em seda, cristais. Esculturas e painéis decorativos também foram usados para dar relevo às paredes.


A integração da varanda com o estar se dá por meio de portas de correr. O contorno da área social é completamente envidraçado


Na parede entre o estar e o home theater, escultura de Bia Doria, em vermelho, contrastando com a predominância de tons neutros no mobiliário


O segundo quarto foi projetado em tons de lilás e possui painel de vidro (sobre a cama) onde podem ser deixadas mensagens e feitos desenhos; o armário é Ornare


O adesivo da I-Stick dá aspecto mais lúdico ao banheiro claro. O gaveteiro é da Segatto e todos os acessórios são lilás. Espelhos da Guardian


Imponente, o jantar reconstrói espírito clássico dos castelos; a escultura branca de Bia Doria foi colocada sobre papel de parede com arabescos em seda, da Wallpaper. O lustre é da Scatto


Na sala de TV do apartamento decorado por Mayra Lopes, a mesma parede que acomoda a TV foi revestida com madeira em duas cores. O telão do home thetre também fica nesse ambiente, que tem sofá chumbo da Artefacto e luminária modelo Arco, da Dominici

A arquiteta trabalhou no meio de campo entre o cliente e a construtora que oferecia algumas opções para o layout do apartamento de 310 m², no 25º andar. “Configurei as divisões internas atendendo tanto às solicitações do cliente quanto às restrições impostas pela construtora, personalizando o projeto desde a planta”, conta Mayra Lopes.

Para não perder a garantia sobre a entrega do imóvel -novinho em folha, o cliente optou em usar os materiais que eram disponibilizados pela própria construtora.

Para Mayra, isso não significou uma limitação ao seu trabalho. De acordo com o projeto da construtora, o apartamento tinha de ter, no mínimo, três dormitórios e, no máximo, cinco. Como o item é importante para a valorização do imóvel, o projeto de interiores desenvolveu quatro quartos, embora três fossem suficientes para os moradores. “Optamos por fazer mais um para hóspedes, visto que a área total é generosa e ainda teríamos a possibilidade de integrar toda a área social.”

Automação: comodidade e cenários

Pontos de luz estão embutidos no forro, executado com painéis de gesso acartonado. Os corredores permanecem acesos durante a noite, com luz baixa e indireta, de segurança, proveniente de focos instalados nas paredes, a 30 cm do piso, na cor âmbar -portanto, com efeito dourado sobre a madeira do piso.

Já no forro da copa fez-se recorte no gesso, fechado posteriormente com acrílico, para luz mais clara e branca, quando necessária. Como o ambiente também servirá para refeições menos formais -mas que nem por isso têm de ser menos aconchegantes-, é possível ascender apenas iluminação dicróica embutida, que é dimerizada.

Para Mayra Lopes, porém, um projeto de iluminação bem articulado é importantíssimo à beleza noturna dos ambientes. Esse foco no layout, além da comodidade da integração completa da residência, foram os argumentos apresentados ao proprietário para convencê-lo a instalar sistema de automação.

“Foi só mostrar a meu cliente as vantagens de se ter, num apartamento tão integrado, luz, vídeo, áudio, persianas, ar-condicionado e todo um conjunto de eletroeletrônicos num único controle remoto, para ele topar a proposta”, conta. O projeto foi então desenvolvido e fornecido pela Cynthron.

Conseguir gerar momentos de privacidade, mesmo em ambientes integrados e amplos, foi ponto decisivo para convencê-lo: diversas caixas de som estão espalhadas por diferentes espaços de convivência que se isolam com portas de vidro sobre trilhos, tornando possível ouvir futebol durante o churrasco, do lado de fora, assistir um filme no home theater e escutar música na cozinha, tudo ao mesmo tempo. “Além do controle remoto, há três telas instaladas em pontos estratégicos da casa para controlar toda a automação.”

No que diz respeito à luz, o projeto de automação prevê três cenários distintos: o “filme”, em que descem os blackouts, se fecham as cortinas e a luz se dimeriza; o “festa”, com lustre aceso na sala de jantar, aparador marcado e luz especial de recepção no hall social; e o “visita”, em que tudo é aceso, em formato menos cênico que os dois primeiros. Para cada situação social, uma nova cara.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário