Translate

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Deixe a luz do sol entrar

Iluminação natural traz economia e bem-estar para sua casa; saiba como usá-la sem transformar o ambiente num forno


Portas do tipo balcão garantem um ambiente iluminado, e o prolongamento do teto evita a incidência direta de raios solares


Móveis e paredes com cores claras e espelhos refletem a luz natural que entra por aberturas como portas e janelas


Aberturas nos telhados são uma boa solução para iluminar ambientes com pouco espaço para janelas e portas transparentes


Aberturas nas paredes laterais são as soluções mais simples para deixar a luz natural entrar


A fachada da casa planejada pelo escritório EcodHome tem uma abertura envidraçada e um beiral em concreto, que deixam a luz entrar, mas impedem a incidência direta do sol


Espaços internos integrados ajudam a distribuir a luz natural nesta casa, planejada pelo escritório EcodHome

A iluminação solar não só ajuda a economizar na conta de energia elétrica, como aumenta a sensação de bem-estar. Por isso, é um aspecto que convém levar em conta ao planejar uma reforma ou uma construção. Existem diversas maneiras de aproveitá-la, que envolvem desde grandes mudanças no imóvel até pequenas decisões na decoração.

“Com um bom projeto de arquitetura, é possível garantir que não seja necessário o uso de iluminação artificial na maior parte do dia, independentemente do grau de luz diurna”, diz a arquiteta Carine Nath, do escritório EcodHome, especializado em construções sustentáveis.

Entre as soluções para aumentar a luz natural estão abrir espaços por onde ela possa passar. A pesquisadora Raphaela Walger da Fonseca, do Laboratório de Conforto Ambiental da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, explica que o tamanho do ambiente e a posição das aberturas (voltadas para norte, sul, leste ou oeste) são os fatores mais importantes a serem considerados. Uma janela voltada para o sul, por exemplo, não recebe sol diretamente, ao contrário da face norte, que vai exigir cuidados especiais com sombreamento (como persianas).

Aberturas

Nas laterais, é possível usar paredes de vidro (muito comuns em edifícios comerciais) e tijolos transparentes. Janelas e portas grandes e transparentes também ajudam bastante a aumentar a luminosidade. Algumas possibilidade são as portas do tipo balcão de vidro (de correr) e as bay windows (janelas projetadas para fora da construção).

Outra solução ainda mais eficiente é permitir a passagem da luz pelo teto, região que mais recebe luz ao longo do dia. Entre as opções estão claraboias (aberturas na parte de cima das construções, cobertas com materiais que deixam a luminosidade passar) e poços de luz (dutos que podem ter vários andares de altura e distribuem a luz proveniente do telhado).

Não basta, porém, aplicar esses elementos na residência. “Muitas vezes o ambiente é bem iluminado, mas, por desconforto, o usuário fecha a cortina, deixando de aproveitar a luz natural e acionando a iluminação artificial”, comenta Raphaela. Deve-se, portanto, criar sombras para que o sol não incida diretamente e o ambiente não esquente muito.

“É possível ganhar luz e não calor com o correto direcionamento das aberturas e uso de sombreamentos, como brises [quebra-sol]”, explica a arquiteta Carine Nath. Há, por exemplo, vidros especiais que impedem trocas de calor.

Em apartamentos, pode ser mais difícil construir aberturas por causa da proibição de alterar as fachadas do condomínio. Nesse caso, uma possibilidade é alterar a distribuição do espaço interno, eliminando paredes. Raphaela sugere integrar a sala de estar com a cozinha, que em muitos apartamentos é conjugada à área de serviço e recebe pouca luz.

Decoração

A decoração também pode tornar o ambiente iluminado. Espelhos e cores claras nas paredes e nos móveis ajudam a refletir a luz. Se o morador não quiser pintar todas as laterais de branco, convém pelo menos fazer isso nas que estão mais voltadas para a fonte de luz.

A aplicação dessas medidas para aumentar a luz natural depende da incidência de sol na fachada, do tipo de clima e até mesmo da localização da casa, já que “a inclinação do sol no Amazonas é muito diferente da do Rio Grande do Sul”, exemplifica Caroline Nath. Por isso, consultar um arquiteto é muito importante para o sucesso do projeto.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário