Translate

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Decoração para quarto infantil


A decoração do quarto das crianças deve começar com planejamento e organização, principalmente se o ambiente for pequeno. Soluções criativas ajudam a contornar a falta de espaço, sem esquecer dos cuidados para a segurança dos filhos.

Uma opção mais barata são os móveis prontos, encontrados em lojas especializadas para os pequenos. O problema é que nem sempre eles se adaptam ao ambiente. Nesses casos, o ideal é partir para os móveis planejados.
Conheça as soluções para espaços pequenos


O desafio da arquiteta Andréa Parreira foi criar, em um pequeno ambiente, um quarto para dois irmãos, um deles recém-nascido. O diferencial do projeto está no beliche em forma de "Z" invertido. A parte inferior tem a função de berço, que se transforma em uma cama conforme o bebê for crescendo. Ao lado do berço, embaixo da cama do filho mais velho, a arquiteta incluiu uma bancada para dar suporte e ajudar a organizar o quarto.

A funcionalidade de adaptação dos móveis conforme o crescimento da criança é a aposta da arquiteta. O projeto contempla o uso de proteção lateral para evitar quedas e usa o branco e o azul para dar cor ao ambiente. Segundo a arquiteta, não há regras para escolher a cor do quarto, porém, para os pais que pretendem ter mais de um filho e contam com espaço reduzido, Andréa sugere tons neutros, como o bege, o verde ou o amarelo claro.

A moldura da janela foi pintada em branco para combinar com a cortina, o beliche e a parte inferior da bancada. Para as paredes o tom escolhido foi o azul, também presente na parte superior da bancada. Para deixar os brinquedos do bebê em um lugar de fácil acesso, a opção foi instalar uma prateleira na parede acima do berço.

Confira dicas de segurança para o quarto das crianças.


Um fator que merece atenção dos pais é a segurança. A arquiteta Vanessa Trad alerta sobre a necessidade do espaço ser suficiente para se movimentar de forma segura dentro do ambiente. "O interessante é a utilização de móveis embutidos, que ficam na extremidade do quarto, deixando o meio livre e com espaço para a criança brincar e circular" , comenta Vanessa.

Segundo a arquiteta, as cores nesse projeto são responsáveis pelo charme do ambiente. Tons fortes são bem aproveitados ao se trabalhar com o restante da decoração. Para os pais mais tradicionais, a parede branca pode compor um novo ambiente ao ser decorada com adesivos e brinquedos coloridos dispostos em prateleiras. Vanessa comenta sobre a facilidade de se trabalhar com adesivos, papel de parede, quadros e murais: "São objetos de decoração fáceis de trocar, diferente de uma cama ou armário". Outra sugestão é criar um ambiente onde a criança possa esboçar sua criatividade, auxiliando e estimulando o desenvolvimento da coordenação.

A arquiteta não aconselha o uso de temas para o quarto dos filhos: "O gasto investido com esse projeto se perderá rapidamente, além de não oferecer um bom reaproveitamento".

Saiba mais sobre funcionalidade para o quarto das crianças.


A funcionalidade do quarto é outro fator interessante para ser explorado, segundo as arquitetas Adriana Valle e Patrícia Carvalho. A altura do mobiliário deve ser definida de acordo com o tamanho da criança, de preferência com capacidade para ser adaptada ao seu crescimento. "Não adianta você colocar uma estante com prateleiras super altas, onde a criança depende de alguém para pegar alguma coisa para brincar", alerta Adriana.

Outro item que não falta nos projetos das arquitetas é o colchão embaixo da cama. Isso facilita para os pais quando os amigos dos filhos chegam para passar a noite. Bases neutras, tecidos baratos e algumas almofadas ajudam a completar o ambiente. O uso do quadro negro e de revisteiros espalhados pelo quarto são ideias que agradam pais e filhos. Esses objetos, além de itens de decoração, incentivam a cultura e brincam com o lado lúdico dos pequenos

Fonte: bbel.uol.com.br

Um comentário:

  1. Você tem mais fotos deste quarto azul e branco com a beliche Z com berço em baixo???

    ResponderExcluir