Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Paulínia terá sistema de coleta seletiva mais moderno

Saco plástico com lixo




Nessa primeira fase serão implantados 25 jogos compostos de duas lixeiras cada, sendo um para resíduos seletivos (papel, plástico, alumínio) e outro orgânicos (alimentos

A estimativa é que o novo sistema se coleta esteja pronto e em funcionamento ainda este mês

São Paulo - Paulínia é a primeira cidade do Brasil e da América Latina a implantar a coleta soterrada, um sistema totalmente inovador, que proporciona uma coleta eficiente e rápida, promovendo limpeza, saúde e sustentabilidade, sem ocupar espaço nas vias públicas.

Nessa primeira fase serão implantados 25 jogos compostos de duas lixeiras cada, sendo um para resíduos seletivos (papel, plástico, alumínio) e outro orgânicos (alimentos), ambos com identificação adequada e localizados em pontos estratégicos da cidade como Prefeitura, centro comercial - avenida José Paulino - do cemitério municipal a antiga rodoviária, Hospital Municipal, Centro Geriátrico José Pavan e Complexo Rodoshopping.

Esse sistema de coleta, chamado de Meclix, já utilizado em alguns países da Europa, é composto por uma cuba estanque de concreto, um contêiner de plástico, uma tampa com acabamento e uma lixeira de aço inox com o fundo falso. Todos esses equipamentos são duráveis e testados de acordo com as mais rigorosas normas.

Cada contêiner tem capacidade para receber até três mil litros de lixo. Quando o contêiner estiver próximo de atingir a capacidade máxima, um sensor é acionado automaticamente e a equipe de recolhimento receberá um chamado para realizar o esvaziamento do mesmo.

Apenas o funcionário da empresa de limpeza possui a chave para a abertura da base. Ao levantá-la, ele prende o contêiner que está abaixo da superfície na grua do caminhão e o contentor esvazia-se através do sistema universal de volteio, retornando ao espaço subterrâneo. Essa operação dura em média, três minutos.

“Esse sistema contribui para os projetos de coleta seletiva da cidade, reduz o entupimento de bueiros causado pelo lixo espalhado pelas ruas, proporciona segurança aos profissionais envolvidos, uma vez que eles não entram em contato direto com os resíduos no momento da coleta e as calçadas de Paulínia ficarão mais limpas”, diz o prefeito José Pavan Junior.

A estimativa é que o novo sistema se coleta esteja pronto e em funcionamento ainda este mês.

Fonte: Exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário