Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras

Muita gente detesta ambientes em cores neutras: “Aqueles begezinhos sem graça”.. Por isso resolvi falar das vantagens que uma base em cores neutras pode lhe proporcionar em um ambiente, principalmente se vc gosta de variar mas não quer gastar muito nem ter que pintar as paredes cada vez que decide mudar.

(Não estou falando que ambientes em cores neutras são obrigatórios, ou o máximo. Só quero demonstrar como tirar vantagem deles.)

Quando vc decide colocar, por exemplo, uma parede em uma cor forte não neutra, um vermelho por exemplo, além de ter que se preocupar com o impacto que esta cor vai trazer para o ambiente como um todo (impressão de diminuição do espaço, reflexo desta cor em todo o ambiente, etc.) automaticamente vc cria um ponto focal forte, do qual dificilmente conseguirá fugir, além de limitar o leque de cores que poderá acrescentar a este ambiente, pois sempre terá que harmonizar as cores dos demais itens a esta cor. Além disso, deverá diminuir a quantidade de cores diferentes usadas, para não deixar o ambiente “pesado”, principalmente se ele for pequeno.




Nos ambientes acima, poucos e simples elementos em cores que combinam com a forte cor das paredes trazem harmonia ao conjunto. Perceba a importância dos neutros (brancos e beges) que dão uma “descansada” para os olhos.

Já um ambiente neutro é meio como uma tela em branco, não há um item limitante, então permite maior liberdade para variações. Veja o exemplo abaixo, onde usei o quarto que foi transformado este mês na seção Minha Casa Renovada da Revista Minha Casa de Outubro, pela arquiteta Renata Cáfaro (a quem peço desculpas pelos “garranchos” abaixo)








O exemplo é bem simples: mudei somente a cor das almofadas, manta e tapetes. Mas use sua imaginação e perceba o quanto somos livres para mudar o “clima” de um ambiente com base neutra. Ele pode se tornar sensual, quente, refrescante, enfim… modificando somente as cores dos objetos que o compõem. Se vc acrescentar ou modificar objetos então, imagine a versatilidade!

Se a cabeceira tivesse a parede em vermelho, qquer modificação levaria obrigatoriamente em sua composição este elemento quente e marcante, o que influenciaria o conjunto final fortemente.

O que estou falando se aplica menos a cores como marrons, beges e cinzas escuros nas paredes, pois estas são cores mais “neutras”.

Então, pegue o seu ambiente “begezinho” e faça o mesmo! A cada semana vc pode ter uma sala nova

Fonte: abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário