Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aproveite o verão para deixar área de lazer da sua casa irresistível

Com a chegada da estação, nada melhor do que ter um espaço para aproveitar o sol ou se refrescar na piscina

 
Os móveis especificados para a área de lazer precisam ser confortáveis

Nas áreas de lazer, conforto e comodidade devem vir em primeiro lugar: de nada adianta a decoração ser bonita se o mobiliário não for aconchegante.

Decoração da área de lazer

A área de lazer é destinada ao descanso e à diversão da família. É nesse espaço que as pessoas se esquecem dos problemas e do trabalho e se dedicam a uma única atividade: o entretenimento.

Seja apenas para relaxar, ler um livro, fazer uma reunião com os amigos ou churrascos para família, esse ambiente tem que ser agradável e cômodo. Por isso, os móveis especificados para a área de lazer precisam ser confortáveis, de modo que as pessoas se sintam à vontade para desfrutar dos momentos de lazer.

Segundo as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra, o mobiliário de fibra sintética é o mais indicado para a área de lazer.

“Normalmente os móveis feitos a partir desse material são maiores e mais valorizados pela composição de almofadas e tecidos coloridos, florais ou listrados”, explicam. Já a arquiteta Marina Dubal lembra que “a escolha do design vai depender do layout do projeto” e que “hoje, o mercado oferece vasta diversidade de móveis para este ambiente”.

Patrícia, Roziane e Marina concordam que deve-se evitar móveis revestidos com tecidos para área de lazer, a não ser que seja um tecido náutico, próprio para a exposição ao sol e contato com a água.

Marina destaca que “os materiais sintéticos, em polipropileno e acrílico são opções mais viáveis”. Já as arquitetas da Faleiro Guerra reforçam a importância da manutenção, mesmo nos materiais específicos para locais abertos: “É bom lembrar que as manutenções temporárias serão necessárias, pois o desgaste causado pelas intempéries é inevitável”.

Marina enfatiza que, além da preocupação com o mobiliário, a decoração da área de lazer deve ser multifacetada. “A decoração deste espaço deve ser flexível, já que os eventos variam de proporção, número de pessoas e função.

O ideal são móveis modulados, que possam ser unidos ou separados dependendo da ocasião. Para os estofados, as cores claras são preferíveis, pois não desbotam facilmente”, ensina Marina.

As arquitetas da Faleiro Guerra dão mais dicas que unem conforto e beleza neste ambiente: “Primeiro, deve ser feito um layout com mobiliário dimensionado dentro das proporções do ambiente.

O indicado é que a vista e a contemplação do entorno seja ressaltada. Para isso, as composições com vasos, paisagismo, luminárias, peças de piso e pufes são boas pedidas.

Além disso, um grande ombrelone, estrategicamente posicionado, pode ser uma opção para tornar aquele cantinho inutilizável por causa do sol em mais um espaço para o divertimento. O ombrelone garante aquele sombra que torna tudo mais agradável”, concluem .

Seu problema é espaço?

Se você não tem uma grande área externa, pode aproveitar a varanda ou até um cantinho dentro de casa para construir um espaço dedicado ao lazer. Mesmo quem mora em apartamento, pode dispor de um espacinho para ambientar seu próprio oásis, seja na varanda, no corredor ou até no cantinho do criado mudo.

O segredo está na ambientação: utilize tapetes, tatames, foutons e almofadas, que trazem conforto e bem estar. Iluminação indireta também contribui para a atmosfera de aconchego.

Fonte: exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário