Translate

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saiba como montar uma decoração rústica


A opção por uma decoração rústica já não é mais exclusividade da casa de campo. A arquiteta Patrícia Volpato comenta que atualmente é possível usar esse tipo de decoração em um apartamento no centro da cidade, no lugar mais urbano possível, suprindo a necessidade de contato com a natureza. "As pessoas querem voltar para casa e sentir um espaço harmonioso, que tenha elementos naturais proporcionando tranquilidade e memórias de infância. Esses elementos trazem aconchego, ao contrário do plástico e das cerâmicas que tentam imitá-los artificialmente. É o natural compondo com o que se tem de mais moderno em termos de decoração", comenta a arquiteta.

A composição de um ambiente com decoração rústica se caracteriza pelo uso de elementos naturais, como madeira, pedras, cerâmica, plantas e fogo. É estranho falar de fogo para a decoração, mas Patrícia aponta o elemento como um diferencial para os projetos. "Atualmente a maior parte das opções de decoração usam elementos sintéticos, frios e artificiais. Uma casa com uma lareira a gás é moderna e prática, mas o ambiente rústico perde a ideia de força passada pelo fogo com madeira. O ideal é usar uma lareira que funciona com a tradicional lenha", sugere Patrícia.

Para o projeto acima a arquiteta harmonizou diversos elementos naturais com alguns objetos de decoração modernos. A lareira utiliza madeira como combustível e foi revestida com madeira e tijolo de demolição. A cerâmica marca presença através das telhas visíveis no teto e dos vasos na lateral esquerda da lareira, sobre a mesa de centro e sobre a lareira. O piso de cimento queimado recebeu pó de mármore na composição para obter a tonalidade clara. A madeira está presente nas poltronas, mesa de centro, janelas, aparador, cristaleira e no revestimento da lareira.

Conheça na próxima página um pouco mais sobre os elementos que compõem a decoração rústica.


Ao escolher o material que irá compor a decoração de um ambiente é importante procurar se informar sobre a melhor forma de harmonizá-lo com os demais objetos usados para decorar. Engana-se quem pensa que esses objetos ficam restritos aos ambientes internos da casa. Eles também podem estar presentes na área externa, remetendo ao antigo, como o uso de tijolos de demolição para revestir paredes. Os móveis em fibras naturais também tornam-se opção para compor um ambiente rústico, seja ele interno ou externo.

A combinação do cimento queimado com o ladrilho hidráulico ganha destaque com o uso da imaginação. "Com criatividade é possível criar, por exemplo, um tapete de ladrilho hidráulico no cimento queimado. Você faz o desenho do seu jeito, na tonalidade que quiser, fugindo do comum do porcelanato e da cerâmica", explica a arquiteta Patrícia Volpato.

Segundo a arquiteta, as cores tornam-se mais uma opção na hora de montar a decoração rústica. "A combinação da cor com a madeira fica bonita, mas é importante ter cuidado com a composição", alerta Patrícia. A arquiteta ainda sugere ousar misturando cores, vigões de madeira, tijolo de demolição e outros elementos que ajudem a tornar o ambiente aconchegante. "Não há muitas regras, mas é preciso respeitar a harmonia", comenta.

Para compor o ambiente da foto acima, a arquiteta usou madeira de demolição para a bancada e o cesto de lixo, seguindo o mesmo padrão de cores das portas. O piso de cimento queimado foi clareado com o pó de mármore, ganhando a ornamentação dos ladrilhos hidráulicos em azul e amarelo, que por sua vez, combinam com a cor das paredes. Os vasos representam a cerâmica, enquanto as plantas ajudam a complementar a decoração inspirada na natureza.


O maior representante da decoração rústica é a madeira de demolição, que apresenta diversas cores e texturas. O toque rústico da madeira varia conforme a área da qual ela foi retirada e das condições climáticas a que foi submetida.


As madeiras lisas geralmente são retiradas da parte de dentro das casas, enquanto as que apresentam veios abertos, como as utilizadas na foto ao lado, são retiradas da área externa. O desgaste natural do tempo é o que determina a profundidade e a quantidade de ranhuras da madeira. "Quanto mais abertos forem os veios da madeira, maior é o efeito de rusticidade", comenta Patrícia.

Antes de se optar pelo uso de um elemento natural na área externa, é preciso ter consciência de que ele sofrerá algumas alterações, principalmente na tonalidade. "É aconselhável dar uma manutenção básica a cada um ou dois anos, pois a madeira é matéria orgânica e muda de cor ao pegar sol, tendendo a ficar acinzentada", sugere a arquiteta. A manutenção para conservação da madeira é simples e consiste em lixar e usar um impermeabilizante natural. Segundo a arquiteta, a ação do tempo contribui para deixar o objeto mais bonito, contribuindo com a sua estética.

A cozinha acima foi projetada seguindo as características da decoração rústica, presentes inclusive nas panelas esmaltadas de cor azul. Para as paredes a escolha foi o tijolo de demolição junto com os azulejos trabalhados com ilustração. O teto foi projetado para que os vigões ficassem a mostra, combinando com o mesmo tom de madeira usado para revestir uma das paredes e a coifa do fogão cocktop. O fogão à lenha usado para aquecer o ambiente serve também como suporte para o vaso de cerâmica e acima dele fica a prateleira de livros de receitas, produzida também em madeira.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário