Translate

segunda-feira, 12 de março de 2012

Como escolher a tinta certa para pintar a casa

Acrílico, látex ou epóxi: entenda as diferenças

Quer pintar uma parede da casa, um móvel ou outra peça e não sabe qual tinta usar? As tintas nada mais são do que pó misturado com solventes e resinas. Quando aplicada, o solvente presente na mistura evapora ficando apenas a camada plástica e sólida da resina. Como são muitas as opções, acrílico, látex, epóxi, a óleo e automotiva, é preciso entender o uso mais indicado para cada função.

O coordenador do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Jéthero, Miranda explica as características das tintas ideais para cada material com dicas de aplicação e soluções de problemas. Pro exemplo, se a pintura de parede deixar cheiro muito forte no cômodo, espalhe baldes com água no chão do ambiente. "A poeira de tinta em suspensão evapora com o contato com a água", explica. Confira abaixo outras dicas e respostas importantes sobre como usar a tinta correta:

 

Paredes e ambientes

Qual é a melhor tinta usar para pintar o banheiro? Por ser um ambiente muito úmido, as tintas ideais são as acrílicas porque são mais resistentes à umidade. Já nas paredes comuns, a tinta látex cumpre o seu papel. "A tinta látex comum é mais permeável que a acrílica, mas tem um bom índice de resistência. E para dar um aspecto de profundidade, o ideal é o látex comum fosco porque tem uma textura neutra, mais suave, enquanto as tintas a óleo ou acrílicas, ou seja, brilhantes, indicam uma dureza, que acaba a parede. Já o acrílico fosco é mais brilhante que o látex comum", explica o coordenador do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Jéthero Miranda. Isso significa que em um ambiente pequeno o fosco é melhor que o brilho. "A sensação é que o brilho vai para cima da pessoa, entrando no espaço. O fosco não, ele dá a sensação de perda de profundidade", reforça Miranda.

 

Azulejos e plásticos

Resinas como epóxi são as tintas específicas que pintam pisos, metais e azulejos, com indicações mais específicas para banheiros e cozinhas. A principal característica do epóxi é o alto grau de impermeabilização, durabilidade e resistência. Mas sempre há um ponto negativo: "Há uma grande dificuldade de aplicação, além do cheiro ficar mais tempo no ambiente. O problema dessa tinta é que ela precisa ser misturada com a quantidade certa de catalisador, que é o responsável pelo endurecimento da camada da tinta. Tem como uma pessoa pintar sozinha, mas o ideal é que ela tenha a ajuda de um pintor que tenha experiência com epóxi", explica Jéthero.

 

Metais

Elimine qualquer possibilidade de ferrugem lixando o objeto antes da pintura. Ao pintar a superfície, caso haja resquício de ferrugem, a tinta vai impermeabilizar o objeto e impedir, em um primeiro momento, que a ferrugem se desenvolva. Mas, mais cedo ou mais tarde, ela vai corroer o metal. Após lixar, passe removedor, para tirar gorduras ou impurezas, espere secar a passe a tinta. As tintas mais indicadas são o esmalte, tinta a óleo ou automotiva. "A tinta automotiva foi feita para ser aplicada com pistola, mas a composição química dela é muito boa. Aguenta calor, tem mais qualidade e seca mais rápido. O ponto negativo é o valor mais alto, mas como é uma tinta de qualidade muito superior pode ser aplicada com um pincel bem macio", finaliza Jéthero.




 

Madeira maciça, MDF, compensado e aglomerado
O primeiro passo antes de pintar a madeira é passar uma lixa para deixar a superfície lisa. "A madeira é como uma esponja, tem água e ar dentro. Após o lixamento, deve-se passar o selador que vai preencher os canais da madeira uniformizando a superfície. Em seguida, lixe mais uma vez e então passe a tinta", ensina Jéthero Miranda. Segundo ele, a melhor técnica para pintar a madeira é usando a tinta em spray, sempre por partes. E não esqueça: a distância correta é de cerca de meio metro do objeto. Mas se você prefere usar a tinta, opte pelo esmalte sintético ou tinta a óleo. Outro detalhe é que a tinta fosca apaga o trabalho de talha da madeira. Se a ideia é ressaltar as ranhuras, prefira a tinta brilhosa.


 

Maneiras de pintar com spray e pincel

"Com o spray, aplique suavemente cada uma das camadas de tinta. Passe uma camada leve, deixe secar e depois passe outra camada, até que a superfície esteja totalmente coberta. A secagem da primeira demão é de cerca de 30 minutos; a segunda, uma hora, e a terceira, dependendo da quantidade de tinta, de seis a oito horas porque é a parte final, onde a camada da tinta está mais densa", conta Jéthero. E tenha cuidado ao usar o spray porque, se aplicado a uma distância muito curta, a tinta irá escorrer. Se isso acontecer, espere secar por cerca de 20 horas e lixe a superfície novamente.

Outro cuidado é importante é em relação ao fluxo de ar, poeira e sujeira no ambiente. Antes de começar, proteja o chão e tudo o que há em volta com jornal ou outro material. "Quando o jato sai do spray provoca um fluxo de ar que pode levantar poeira e ciscos. Se houver poeira no ar, ela vai grudar nas bolhas de tinta que saem do spray deixando a superfície com bolinhas ou pelotinhas", ressalta o coordenador do curso de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Segundo ele, o pincel oferece uma pintura mais limpa e sem riscos de pelotas: "O rolinho é mais indicado para pinturas muito rápidas porque quando o solvente da tinta evapora, a resina fica na espuma. Sem contar que quanto mais passadas, mais tinta se acumula no rolo, deixando a tinta mais densa e com mais chances de atrair sujeira".

Como o azulejo tem uma camada de esmalte extremamente lisa, usar uma tinta qualquer é certeza de que irá descascar em breve. O epóxi é melhor aplicado com rolo, tem uma capacidade de colagem muito grande e com secagem rápida e semelhante à tinta acrílica, sendo necessária apenas uma ou duas demãos. Quem pretende pintar plásticos ou garrafas PET deve ter em mente que a pintura não é tão duradoura, uma vez que as tintas mais indicadas são as esmálticas ou as tintas específicas para artesanato. "Elas pintam o plástico, mas não quer dizer que a tinta vai ficar por muito tempo", complementa Jéthero Miranda.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário