Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Abajur dá um toque diferente aos ambientes

Elegância



Salas, quartos, halls e outros cômodos ganham um charme extra com abajures. Ideais para iluminar de forma indireta, "quebrando" o escuro e deixando o ambiente mais aconchegante, eles também podem complementar a decoração, trazendo cores e texturas diferentes aos espaços.

No projeto acima, desenvolvido pelo arquiteto Maurício Karam, os abajures fazem toda a diferença na decoração, já que a iluminação do teto foi totalmente eliminada. No lado direito da foto, um abajur com a cúpula em seda vermelha e a base em madeira dourada traz sofisticação. Ao lado do espelho, no canto esquerdo, um pequeno abajur em tons de preto e cinza destaca o aparador em vidro.


Para quem gosta de luxo, o abajur ao lado é perfeito. Feito em vidro murano e pó de ouro, o design da década de 50 combina com ambientes mais refinados. Cada um sai por R$ 8.900,00 na loja Autore, em São Paulo.

Charme

No projeto acima, a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por um abajur moderno para dar um ar mais intimista ao espaço, uma sala de home teather. "A luz também valorizou os quadros expostos, que fazem parte da memória afetiva do proprietário", comenta Cristiane.


O abajur em aço combinando com outras peças da decoração, como os pesos de papel e o mini ventilador fazem parte do projeto da arquiteta Fernanda Marques. "Um abajur bem posicionado pode fazer toda a diferença na hora de compor um ambiente. E não se trata apenas de ampliar as possibilidades de iluminação. Desde que bem escolhido, ele pode também tornar o espaço ainda mais acolhedor e até mesmo ser o ponto central da decoração", analisa a arquiteta.

Para ler


O dormitório acima, projetado por Crisa Santos, recebeu luminárias fixas na cabeceira para melhor aproveitamento do espaço nos criados mudos. Os abajures articulados foram pensados para que os moradores pudessem ler na cama, sem incomodar o sono do companheiro. "Sugerimos essa cúpula que veda um pouco a luz, sem interferir na leitura nem no descanso de quem está ao lado", aponta Crisa.


Também para a leitura, esse abajur em pé, feito de cerâmica em pátina branca e cúpula em linho natural moderniza o ambiente. O projeto, idealizado e concebido por Maurício Karam, compõe o espaço e equilibra a contemporaneidade do imobiliário de traços retos com a inovação do modelo do abajur em pé.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário